Quase meia tonelada de carne clandestina é apreendida dentro de táxi na BR-135

Uma operação conjunta do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Polícia Militar Rodoviária e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) apreendeu quase meia tonelada de carne clandestina dentro de um táxi, na BR-135, em Montes Claros, na manhã desta quinta-feira (13).

De acordo com o motorista do veículo, ele foi contratado para transportar a carne para um restaurante em Bocaiuva. Porém, durante a fiscalização, os produtos foram encontrados sem origem identificada e fora das condições adequadas de armazenamento e temperatura. A carga foi apreendida e destinada para ser destruída por um frigorífico registrado no IMA, para impedir que outras pessoas tenham acesso a esses produtos.

Segundo o coordenador do IMA – Regional de Montes Claros, Rômulo Laje, a carga estava fora dos padrões estabelecidos pelas normas de higiene e de refrigeração, o que pode gerar prejuízos econômicos e de saúde. A carne pode ser fruto de um animal roubado, abatido sem condições de higiene, ou até mesmo de um animal doente.

O transporte da carne também foi alvo de críticas do coordenador. No caso, estava sendo transportado dentro de um veículo de passeio, em cima dos bancos e no chão do carro, fora das condições de temperatura adequadas. Esse tipo de transporte potencializa problemas relacionados à segurança alimentar, pois, se a carga estiver contaminada e exposta a ambientes sem temperatura adequada, pode haver multiplicação bacteriana, o que pode levar à deterioração da carne e também à transmissão de doenças para o consumidor, como tuberculose, brucelose, verminoses e infecções intestinais.

O motorista do veículo foi liberado e a carga apreendida foi encaminhada para destruição em um frigorífico licenciado.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA